Neste artigo vou tentar responder uma das dúvidas mais frequentes que recebo: Quanto custo o desenvolvimento de um aplicativo para iOS e Android?

A situação é comum: Você tem uma ideia para um novo aplicativo e acredita muito nessa ideia. Você analisou o mercado e estudou a concorrência. Está na hora fazer a sua ideia sair do papel e virar realidade mas você não possui conhecimento suficiente para desenvolver o aplicativo sozinho.

Em muitos casos os planos acaba por aqui porque muitas pessoas acham que o desenvolvimento é caro demais e acabam desistindo antes de nem pedir um orçamento ou analisar as opções de desenvolvimento. Obviamente o investimento necessário depende muito das funcionalidades e da complexidade do seu aplicativo mas o valor pode ser mais baixo do que você imagina.

Para entender o quanto custa o desenvolvimento de um aplicativo precisamos entender como o processo funciona. Muitas agencias trabalham de forma tradicional: O cliente envia um lista completa com todas as funcionalidades e requerimentos que deseja, a agência de desenvolvimento retorna com um orçamento, o cliente aceita (ou não) e a agência desenvolve o aplicativo. Uma vez finalizado o cliente lança o aplicativo no mercado. O problema com isso é que você precisa fazer um investimento alto para desenvolver tudo que tem na sua cabeça sem saber se é realmente isso que seus usuários e clientes procuram e só depois do lançamento da versão final os usuários vão poder avaliar seu aplicativo e enviar o Feedback deles. É quase impossível acertar a demanda dos usuários de primeira e, sendo assim, você terá mais custos para implementar as alterações.

Para evitar esse tipo de problema existe um conceito chamado de MVP (Minimum Viable Product ou Produto Mínimo Viável). Invés de desenvolver o aplicativo completo e depois lançar no mercado você foca inicialmente nas funcionalidades mais importantes. Qual é a funcionalidade disruptiva? Qual parte do aplicativo realmente g

era valor? Um jeito de reduzir a lista inicial de funcionalidades é de categorizar-las em Precisa ter e Seria legal ter. Por exemplo, alguns tipos de relatórios ou pagamento online seria legal ter mas não é necessário para o lançamento.

Com isso na cabeça você pode reduzir o desenvolvimento a um mínimo e lançar o aplicativo em muito menos tempo e um menor investimento. Essa versão básica já é o suficiente para receber Feedback dos seus usuários e, agora sim, você pode usar o Feedback para aprimorar e melhorar seu aplicativo baseado nas demandas reais.

Mas então, quanto custa o desenvolvimento de um aplicativo para iOS e Android?

Sempre é necessário fazer uma analise para estimar o quanto o desenvolvimento do aplicativo custará. Mas respeitando o conceito do MVP e tentando diminuir as funcionalidades inicias a um mínimo muitas vezes você pode calcular com um investimento de R$ 15.000  R$ 20.000.

Você quer saber quanto custará o desenvolvimento do seu aplicativo? Envie uma mensagem e vamos conversar!